terça-feira, 20 de maio de 2008

Campanha ensina a beber

Com uma campanha publicitária de 6 milhões de libras (quase 20 milhões de reais), o governo britânico quer ensinar os consumidores a beber. Pretende informá-los sobre os limites do álcool e quantas "unidades" estão contidas nas bebidas mais comuns.
Para a Ministra britânica Dawn Primarolo, secretária para Saúde Pública,o objetivo da campanha é informar o número de unidades de álcool contidas nas bebidas sem fazer julgamentos, permitindo que os consumidores tomem suas próprias decisões.

Pesquisa

Segundo uma pesquisa encomendada pelo Departamento de Saúde britânico para coincidir com o lançamento da campanha, três quartos dos consumidores entrevistados não sabem que um típico copo de vinho contém três unidades de álcool.
A pesquisa, que entrevistou 1.429 consumidores de álcool na Inglaterra, concluiu que mais de um terço não conhecia o limite diário recomendado – de duas a três unidades alcoólicas para mulheres e três a quatro para homens.
De acordo com a BBC de Londres, "as autoridades temem que os consumidores não tenham percebido o aumento no tamanho dos copos e o fato de que algumas bebidas se tornaram mais fortes. Metade dos entrevistados consome álcool pelo menos duas ou três vezes por semana".

A Associação Brasileira de Estudos do Álcool (ABEAD), preparou uma tabela sobre o que seria considerada uma unidade de álcool em diferentes tipos de bebidas:

(unidade - quantidade de álcool X volume da bebida)

1 copo de cerveja ou chopp

1/2 dose de cachaça, whisky ou qualquer tipo de destilados
(cachaça, vodka,gin,cognhac,etc)

1 copo típico de vinho

1 taça de champagnhe

1 cálice de licor ou vinho do porto

= 1 UNIDADE / 1 DOSE

Concentração X Unidades


Existem cervejas que têm uma concentração de álcool maior, como por exemplo as cervejas maltadas se comparadas com as cervejas comuns. O mesmo acontece para alguns tipos de vinhos. No rótulo das bebidas você encontra a concentração alcoólica, ou pelo menos deveria encontrar. No geral, as concentrações são :

Cerveja = 5 a 7 %

Vinhos = 10 a 12%

Licores e vinhos fortificados = 16%

Destilados = 40 a 50%

CONCLUSÃO (da ABEAD): "O fator de análise é a quantidade consumida de álcool, que irá variar conforme a concentração alcoólica e não a quantidade de líquido propriamente dita. Basta comparar um copo de chopp com meia dose de cachaça. A quantidade de líquido é bem diferente, mas a quantidade de álcool é a mesma".

A grande maioria dos produtores de cachaça de alambique, há mais de 10 anos, já reduziram o teor alcooólico das bebidas que produzem. Apesar da lei brasileira permitir a graduação alcoólica para cachaça entre 38º/gl e 48º/gl, a cachaça de qualidade tem variado entre 39º/gl e 42º/gl. As associações de produtores de cachaça de alambique são pioneiras no Brasil em apregoar o consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário: