quinta-feira, 15 de maio de 2008

Cachaça em Rondônia

O processo de regionalização da cachaça de alambique continua em pleno vapor. Rondônia, um dos poucos estados brasileiros que ainda não produzia a cachaça de qualidade, saiu recentemente da lista, com o lançamento da cachaça Sucuri. Produzida em alambique de cobre e envelhecida em tonéis de carvalho, a cachaça Sucuri tem a matéria-prima cultivada em uma área de 8 hectares na propriedade localizada há 756 km de Porto Velho, na BR-364, bem na divisa com o Estado do Mato Grosso. O local é parada obrigatória para viajantes, principalmente caminhoneiros.
A regionalização da produção e do consumo da cachaça de qualidade segue um processo que parece irreversível.Com a disseminação dos conceitos técnicos de produção aliados às boas práticas de controle, fica cada dia mais evidente que não se justifica uma cachaça viajar milhares de quilômetros, em razão apenas da "força da escala" (sair de S. Paulo ou do Ceará, por exemplo, para atingir extremos opostos no País), se ela pode ser produzida, gerar empregos, impostos e divisas em sua própria região.

3 comentários:

Unknown disse...

Teria o contato dessa empresa?
No aguardo
Rose Mantelli
Comercial@aldeiaeco.com.br

Cachaça disse...

Olá Rose. Durante um trabalho de topografia desde Porto Velho até Jauru, no MT, fui várias vezes ao restaurante do produtor (João Zanin) da Cachaça Sucuri. No momento, por estar fora do meu domicilio, não tenho os contatos com ele, mas assim que chegar em Brasilia posso providenciar, caso vc ainda queira. Chachaça da melhor qualidade e o João é muito maneiro. Abs.

Cachaça disse...

Desculpe-me por não me identificar. Meu nome é Walter.