sexta-feira, 25 de abril de 2008

Absolut, Pernod Ricard e concentração

Pode-se dizer que a principal característica do mercado mundial de bebidas é a concentração. Um bom exemplo disso é a atuação da francesa Pernod Ricard, que acaba de adquirir a segunda marca de vodca mais vendida no mundo, a Absolut. Em termos de vendas, a Absolut (10 milhões de caixas/ano) só perde para a Smirnoff, que vende cerca de 23 milhões de caixas/ano. A Absolut foi adquirida por 5,6 bilhões de euros, ou 15 bilhões de reais.
Observa-se que o mercado mundial de bebidas é mais concentrado do que o do petróleo. 6 ou 7 empresas detêm cerca de 80% de tudo o que se produz e se comercializa em matéria de álcool potável. A Pernod Ricard, por exemplo, tirando fora o mercado dos EUA (de longe, os maiores consumidores), é a maior do mundo. Detém 15 marcas mundiais de whisky, é dona da Orloff, Wiborowa e agora da Absolut. Ainda em se tratando de vodca, é responsável pela distribuição da também tradicional Stolichnaya (que já está na mira para ser adquirida). Em termos de rum, é dona do Montilla, do Malibu e do Havana Club (foi a Pernod Ricard que andou contestando a propriedade da marca Havana, de Salinas).
No que diz respeito ao brandy, é dona - nada menos – do Macieira, do Domeq e do Fundador. A Pernod Ricard também se dá bem no licor (Pernod Ricard, Soho, Kahlua e Tia Maria), no gim (Beefeater), na cachaça (Janeiro e São Francisco), no vinho (Alamaden, Casillero del Diablo e Jacob´s Creek – o mais tradicional da Austrália), no Cognac ( Martell e Courvoisier) e no Bourbon (Jim Beam e Marker´s Mark).
Vende, anualmente, 78 milhões de caixas de destilados e 24 milhões de caixas de vinhos. Faturou de julho de 2006 a julho de 2007 6,5 bilhões de euros.
A Pernod Ricard só perde em faturamento para a Diageo.

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