segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Cachaça em Paraty

27° Festival da Pinga e de Produtos da Cultura Caiçara reúne música, folclore e gastronomia no Centro Histórico de Paraty


O tradicional Festival da Pinga e de Produtos da Cultura Caiçara chega a sua 27º edição, entre os dias 20 e 23 de agosto, em Paraty, na Costa Verde fluminense. Programações musicais, folclóricas, infantis e gastronômicas fazem parte da programação, que promove uma verdadeira imersão dos visitantes na cultura caiçara.

As atrações deste ano foram escolhidas para evidenciar elementos da cultura local. As tardes no centro histórico serão embaladas por shows gratuitos de choro, samba e mpb. A programação noturna tem como destaques a banda TrioVirgulino (20/08); Antônio Nóbrega (21/08); Almir Sater (22/08) e o grupo Pimenta do Reino (23/08).

A folia gastronômica vai além. Pratos típicos, como a comida de tropeiro, frutos do mar e o tradicional camarão casadinho são destaques no cardápio, que pode ser harmonizado com cachaças dos produtores locais. Os visitantes também levam de brinde miniaturas das cachaças.

A grande novidade deste ano é o envolvimento de todos os 07 alambiques da cidade, que estarão abertos para visitação. E, nesta edição do festival, Paraty ganha mais um rótulo: a Cachaça Mulatinha, lançamento do alambique Paratiana.

Um desfile temático, encenando os tempos de engenho, escravos e tropeiros, acontece nos dias 20 e 21, em comemoração ao Dia do Caminho do Ouro - 21 de agosto. O desfile acontece nas ruas do Centro Histórico, ao som das marchinhas da banda local Santa Cecília. Melados e pedacinhos de cana de açúcar serão distribuídos para os visitantes degustarem. E a beleza caiçara também chegará às passarelas. No dia 20, quinta-feira, 7 meninas, cada uma representando um alambique, concorrem ao título de Rainha Caiçara.

As crianças também têm destaque na programação. A cenografia do festival será incrementada com elementos da cultura caiçara, tornando a festa ainda mais atrativa e colorida para as famílias. O trabalho está sendo feito em parceria com a ONG local Casa Azul. O centro histórico ganhará uma mini-vila caiçara, onde serão resgatadas as cantigas de roda brincadeiras com fantoches e cordas. A atividade também terá caráter educativo, explorando a problemática do alcoolismo.

Nenhum comentário: