segunda-feira, 9 de junho de 2008

OAB tenta anular patente da marca "rapadura"

Apesar de genuinamente brasileira e produzida desde os tempos do Brasil Império, os produtores brasileiros de rapadura precisam pagar royaltes a empresa alemã que patentiou marca "rapadura" para poderem usar o nome do doce.
Por conta disso, a OAB (Ordem dos Advogados do Basil) tenta desde 2006 a anulação do registro. Como não houve uma saída diplomática até o momento, será iniciado um caminho judicial. "Não podemos permitir que uma empresa da Alemanha cobre royalties ao Brasil pelo uso do nome rapadura", afirma o advogado Ricardo Barcelar, da OAB-CE.
Como argumento para anulação de patente, serão utilizados argumentos favoráveis as famílias pobres do nordeste que produzem de forma artesanal o doce e tratados internacionais que versam sobre o assunto.
Como se vê, também com a cachaça todo o cuidado é pouco.
(Fonte: Agência Estado)

Um comentário:

Anônimo disse...

fala serio como se não bastasse o quantidade de impostos que pagamos ainda temos que pçagar um só por que damos o mesmo nome do nosso doce como eles se eu inventar um novo nome para um comida e eles usarem o mesmo eles tem que nos pagarem certo. na minha opinião este tipo de coisa não deveria existir, fala serio