quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cachaças Capixabas

Com o objetivo de divulgar a história e a qualidade das cachaças produzidas no Estado do Espírito Santo, o Sebrae no Estado e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca lançaram o livro 'Sabores do Espírito Santo: Cachaças Capixabas', juntamente com a Associação Capixaba dos Produtores de Cachaça de Qualidade.
Escrito pela historiadora Patrícia Merlo, a partir de pesquisas e de visitas a produtores de diversos municípios, o livro traz curiosidades, dicas para a degustação, um resgate da história da produção de cachaça no Estado e no País, um guia de cachaças capixabas e uma série de receitas – desde a tradicional caipirinha até pratos com ar sofisticado, como a “banana flambada com cachaça e sorvete de milho verde”.
A idéia para elaborar o livro partiu do empresário Adwalter Menegatti, dono da Cachaça Santa Terezinha. Estudioso dos temas ligados à história, à produção e ao consumo da bebida que é um símbolo do Brasil, Menegatti procurou o Sebrae e apresentou uma pesquisa sobre a produção de cachaça no Estado.
“O Espírito Santo produz cachaças de excelente qualidade, tão boas quanto as de Minas Gerais, por exemplo. As cachaças de Salinas têm uma forte propaganda e nós precisamos também afirmar o nosso valor”, avalia o Superintendente do Sebrae/ES, João Felício Scárdua.
A produção de cachaça no Espírito Santo mantém 5 mil empregos diretos e envolve cerca de 350 alambiques, dos quais somente 120 são empresas formais. Mesmo assim, o Estado possui o maior percentual de formalidade do Brasil nesse segmento, chegando a 35% do número total de empreendimentos .
O Sebrae/ES atende, atualmente, a 90 pequenos produtores de cachaça organizados em associações e cooperativas que estão presentes em praticamente todos os municípios do Estado. O livro “Sabores do Espírito Santo: Cachaças Capixabas” será vendido no Espaço Empreendedor da Instituição, na Avenina Jerônimo Monteiro, 935, Centro, Vitória, ao preço de R$ 20 a unidade. (Fonte: Agência Sebrae)

Nenhum comentário: