terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Safra recorde

Levantamento recente da Datagro mostra que a colheita da safra da cana-de-açúcar 2008/2009 baterá novo recorde no Brasil. Prevê-se para esta safra 532,5 milhões de toneladas, contra 485,5 milhões de toneladas da safra anterior, apontando um crescimento de 9,7%. Estima-se cerca de 57% da colheita para a produção do álcool e 43% para o acúcar.
A expansão é resultado dos investimentos em novos projetos de usina no país, mas, para especialistas, apesar da safra recorde, o rendimento da cana será menor, por conta dos baixos tratos culturais. A renovação dos canaviais no ano de 2007 não ocorreu como o esperado, em função dos preços do açúcar e do álcool.
Para grandes fabricantes, que produzem aguardente industrial e álcool simultâneamente, com o preço do etanol pouco compensador, 2008 será um bom ano para investir na "branquinha". Para os produtores de cachaça de alambique, preocupados com a seleção de novas variedades, o aumento da produção tem se dado, principalmente, pelo aumento na produtividade da cana, reflexo do esforço pela qualidade em todo o processo produtivo.

Nenhum comentário: