terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Cachaça dos Inconfidentes

Ouro Preto e demais cidades da região dos Inconfidentes já estão em ponto de bala para buscar a primeira Indicação Geográfica (IG) da cachaça de alambique de Minas. No último dia 13, personalidades políticas e empresariais da região se reuniram em Ouro Preto com representantes do Ministério da Agricultura para dar início ao projeto.
De acordo com o Ministério da Agricultura, "nos mercados nacional e internacional, muitos produtos são caracterizados não apenas pela marca que ostentam, mas também pela indicação da sua verdadeira origem geográfica. Esta indicação lhes atribui certa reputação, valor intrínseco e identidade própria que os distinguem dos demais produtos de igual natureza disponíveis no mercado. No transcurso da história o termo "indicação geográfica" foi se firmando quando produtores, comerciantes e consumidores começaram a identificar que alguns produtos de determinados lugares apresentavam qualidades particulares, atribuíveis a sua origem geográfica, e começaram a denominá-los com o nome geográfico que indicava sua procedência".
A primeira cidade no país a buscar a IG para a cachaça de alambique foi Parati, no Rio de Janeiro, no ano passado.
A busca da IG da cachaça de alambique da região dos Inconfidentes (muitas são as marcas de cachaça de qualidade na região) está sendo liderada pela AMPAQ e pela Cooperativa Central dos Produtores de Cachaça de Minas Gerais, a COOCEN-MG.

Nenhum comentário: