quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cachaçatur

Cachaça para impulsionar o turismo


O Cachaçatur - roteiro da cachaça de Minas - será oficialmente lançado em Belo Horizonte. A idéia é de fortalecer ainda mais a vocação gastronômica e cultural da capital mineira.

Minas Gerais é líder na produção de cachaça de alambique. A tradição no consumo e na produção da bebida faz da capital do estado o principal polo aglutinador dos produtores e distribuidores para os mercados nacional e internacional.

São constatações como essas que motivaram a empresa de turismo de Belo Horizonte, a Belotur, com apoio de instituições ligadas à produção da bebida e ao turismo, a planejar o Projeto Cachaçatur – Roteiro da Cachaça de Minas.

O Projeto Cachaçatur consiste na seleção de bares e estabelecimentos especializados na comercialização da bebida para oferecer aos clientes, especialmente aos turistas, um serviço diferenciado na degustação da cachaça artesanal mineira.

A implementação do Cachaçatur está prevista para o próximo dia 19 de agosto. Após a consolidação do roteiro na capital, a idéia é estender a programação para as cidades do entorno da capital, situadas a um raio de 100 km. Em fase mais avançada, prevê-se a criação do Museu da Cachaça de Belo Horizonte.

A criação de roteiros consiste na integração e organização de atrativos dispersos entre si, conferindo-lhes realidade turística, o que pode contribuir para o aumento do número de turistas que visitam a região, bem como seu prazo de permanência nos destinos, prevê a Belotur.

Contribuição econômica

Além, de sua importância histórica e cultural, a cachaça de alambique desempenha papel significativo na economia brasileira. São cerca de 400 milhões de litros produzidos ao ano por mais de 30 mil produtores em todas as regiões do país, com a geração 300 mil empregos diretos, conforme atestam dados divulgados pelo setor.

Em Minas Gerais, são produzidos cerca de 250 milhões de litros por ano, por aproximadamente nove mil produtores que geram 90 mil empregos diretos. O estado é o único no Brasil a possuir uma legislação própria para a cachaça, a Lei da Cachaça de Minas, que estabelece o padrão de identidade e as características da bebida.

Além de ser consumida pura, com a cachaça também se obtém a caipirinha (um coquetel feito a partir da combinação cachaça, limão e açúcar), que se tornou a bebida preferida dos estrangeiros que visitam o Brasil e o drinque mais consumido na Europa, segundos os experts na comercialização da cachaça..

Curiosidades

A cachaça de alambique é um produto genuinamente brasileiro. Os primeiros registros de produção datam de 1.535.

O mais antigo alambique em funcionamento no Brasil fica em Minas Gerais. É dele a produção da cachaça Século XVIII. O alambique pertenceu à família de Tiradentes e continua funcionando na cidade de Coronel Xavier Chaves.

A Lei que estabelece normas especiais para a cachaça em Minas Gerais também determina o 21 de maio como o “Dia da Cachaça de Minas”.
(Fonte:BH online)

Nenhum comentário: