quinta-feira, 9 de setembro de 2010

BH oficializa o Cachaçatur

Roteiro Gastronômico da Cachaça de Minas em Belo Horizonte será lançado oficialmente no próximo dia 13 de setembro

A cachaça é uma bebida brasileira por excelência. Um produto da inventividade e criatividade do povo brasileiro e que, ao longo dos quatro últimos séculos, marcou de forma indelével sua presença na língua, na música, na literatura, na culinária, na medicina, na religião, nas festas populares e no folclore. É parte indissociável do que se convencionou chamar brasilidade e, na política, esteve sempre identificada com os movimentos de emancipação e afirmação da nacionalidade: foi a bebida dos Inconfidentes, dos que lutaram pela Independência, dos Modernistas e, praticamente, de todas as manifestações patrióticas.
Cantada em prosa e verso por escritores, músicos e poetas, a cachaça fincou raízes no imaginário popular. É quase impossível falar do Brasil, seja o do sertão ou da cidade, seja o da colônia ou da modernidade, seja o do interior ou do litoral, seja o das periferias ou dos luxuosos condomínios fechados, sem se referir à secular bebida brasileira no decorrer da construção do país.
Com sua versatilidade, a cachaça é companheira de muitos lugares, de boas conversas e comidas, fonte de inspiração, remédio para muitos males. Restaura forças, ameniza tristezas, enfim, é a bebida que reflete a alma do povo brasileiro. Está presente desde o período colonial e é elemento constitutivo de nossa nacionalidade.
A relação de Minas Gerais com a cachaça vem desde o século dezoito. É sobre essa base histórica, econômica e social que repousa a liderança mineira na cachaça de alambique. Produto voltado para o mercado interno, baseado em pequenas unidades produtivas, em sua maioria de características familiares, dinâmica e resistente.
A relação entre a cachaça de alambique e o turismo é “umbilical”, e torna-se, a cada dia, mais evidente. “Cachaça é cultura engarrafada” e, como parte indissociável da vida brasileira, é mola mestra de ações capazes de identificar um Município ou Região, atrair visitantes, estimular setores afins e se fortalece ligada à indústria que mais cresce no mundo, a indústria do turismo.

O Cachaçatur tem por objetivo a criação e disponibilização de um roteiro gastronômico permanente para Belo Horizonte aliado à cachaça de alambique de Minas. Consiste na identificação, seleção e capacitação de bares e/ou restaurantes e lojas de Belo Horizonte que, além da culinária típica mineira e da culinária internacional, são capazes de oferecer aos clientes – em particular aos turistas – um serviço diferenciado na degustação da cachaça mineira de alambique de qualidade. Consiste também na identificação e seleção de produtores de cachaça de alambique de Minas Gerais com produtos disponíveis de forma permanente e ágil. E, ainda, na mobilização da rede hoteleira no sentido de apresentar a seus clientes um produto diferenciado, de qualidade na Capital Mineira.
O Cachaçatur é uma realização da Empresa Municipal de Turismo de Belo HorizonteS/A – BELOTUR, com o apoio das entidades do setor (Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade – AMPAQ; Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique – FENACA; Cooperativa Central dos Produtores de Cachaça de Alambique de Minas Gerais – COOCEN/MG; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais – ABRASEL/MG; Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana – SINDHORB; Serviço Nacional do Comércio de Minas Gerais – SENAC/MG; Clube Mineiro da Cachaça – CMC; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais – ABIH/MG; Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais – SINDBEBIDAS).

Um comentário:

LUARA disse...

Não sou uma grande consumidora de cachaça. Mas me considero uma pessoa de bom gosto e de especial paladar. Lendo esta matéria, senti a falta da deliciosa CACHAÇA MONTE SANTO DE MINAS na relação de boas cachaças do Estado de Minas Gerais, pois, com fabricação artesanal, envelhecida em diferentes tipos de tonéis de madeira e cana-de-açúcar com colheita manual e selecionada, agrada o paladar de pessoas leigas como eu, bem como os paladares mais sofisticados. Minha sugestão é de que conheçam o produto produzido pelo alambique da Fazenda Cachoeira, no município de Monte Santo de Minas. Quaisquer contatos podem ser feitos pelo telefone (35)9809 1012. Certamente, você se tornará apreciador dessa bebida de qualidade (própria dos mineiros, é claro! rsrsrs).