O Curso de Cachaça Artesanal de Alambique do Clube Mineiro da Cachaça consiste em um mergulho no fantástico universo da principal bebida genuinamente brasileira. Propõe o conhecimento do produto enquanto esclarece sobre consumo responsável. Conheça a origem da cachaça, sua importância econômica, social e cultural, o mundo dos destilados, entre outros assuntos, e saiba como escolher e apreciar uma boa cachaça.
Atendendo ao anseio dos apreciadores de cachaça de alambique, o conteúdo do curso refletirá todas as etapas do processo produtivo do produto com adição de conhecimentos principalmente de ordem microbiológica, que visam possibilitar o melhor entendimento dos detalhes da produção. Serão 12 horas-aula de treinamento em que a teoria repassada será depois comprovada numa ação prática final, onde os alunos terão a oportunidade de degustar cachaças de qualidade puras, em forma de coquetéis e de um prato à base de cachaça.
Serão oferecidos aos participantes apostilas e todo o material necessários às aulas teóricas e prática, culminado com a diplomação dos mesmos desde que obedecido o critério de assiduidade mínima de 90% da carga horária.
As aulas serão ministradas por:
Paulo Eustáquio Ferreira - Farmaceutico, Bioquímico com especialização em Ciência de Alimentos. Exerceu por vários anos a função de pesquisador da Fundação Centro Tecnoloógico de Minas Gerais (CETEC), tendo exercido também as atividades de Coordenação do Setor de Tecnologia de Alimentos da instituição. Trabalha com a cachaça de alambique e Minas desde 1981, quando o CETEC executou o projeto MG2 de Assistência Tecnológica a Micro e Pequenos Produtores de Alimentos e Bebidas. Participou de todo o processo conduzido pela AMPAQ no Estado de Caracterização da Cachaça Mineira e subsidiou tecnicamente o movimento, possibilitando a implantação da Comissão de Auto Fiscalização (CAF) da entidade. É membro da Câmara Técnica da Cachaça de Minas, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e cnsultor técnico da Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique - FENACA.
Murilo Albernaz, jornalista, responsável pelo lançamento do primeiro jornal da AMPAQ em 1988, fundador e atual presidente da Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique, fundador e presidente do Clube Mineiro da Cachaça, membro da Câmara Técnica da Cachaça de Minas, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, executor do I Programa Setorial Integrado de Promoção de Exportações de Cachaça da Agência de Promoção das Exportações (APEX Brasil) de 2002 a 2006.
1 - Matéria Prima (cana de açúcar)
- Variedades
- Brix (conteúdo de sacarose)
- Corte (manual, sem queima)
- Transporte
- Armazenagem
2 - Moagem e obtenção do caldo
- Moagem propriamente dita
- Filtragem
- Recolhimento do caldo
- Diluição (água potável - microbiologia)
3 - Fermentação do caldo
3.1 - Preparo do fermento caipira
3.2 - Fermentação do mosto
- noções básicas de microbiologia
· Tempo médio de reprodução
· Temperatura
· Oxigênio
· Umidade
· Alimento
· PH
- Leveduras (fungo unicelular)
· Crescimento no mosto
· Produção de etanol
· Produção de outros compostos
- Fim da fermentação
· Curva de crescimento microbiano
4 - Destilação do mosto fermentado
- Aquecimento da bacia
- Destilação
- Corte das porções (início / término)
- Obtenção do destilado
- Armazenagem
5 - Produto final
- Descansado
- Amadurecido (envelhecido)
6 - Análise degustativa do produto
- Teste de apreciação
TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO
12 horas/aula
4 dias - 3 horas/dia
Curso teórico prático a ser ministrado para turmas de no máximo 15 alunos cada.
CUSTO
Valor da inscrição: R$ 220,00 (duzentos e vinte reais).
DATA:
SOB CONSULTA
LOCAL: Rua Mármore, 373 - Belo Horizonte - MG
APOIO:
Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique - FENACA
Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade - AMPAQ
Contato: Marcylene
(31) - 3468-3084
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário