quinta-feira, 30 de junho de 2011

MinasCachaça 2011

Congresso de Cachaça debate Tecnologia e Sustentabilidade

O I Congresso Mineiro da Cachaça reunirá, em Belo Horizonte/MG, cerca de 200 pesquisadores, professores e demais profissionais do setor para debater, durante dois dias, temas de relevância para a indústria da cachaça.

Marcado para os dias 30 de junho e 0l de julho próximo, o congresso objetiva uma ampla discussão sobre aspectos diversificados e relevantes sobre a cachaça, que vão, do respeito ao meio ambiente e ao trabalhador, à padronização e às boas práticas de fabricação, passando pelo controle de qualidade e pela inserção do produto no mercado internacional.

Dentre os principais eixos temáticos que serão debatidos e discutidos no congresso, menciona-se os seguintes:
. matéria prima, respeito ao meio ambiente, respeito ao trabalhador,
responsabilidade social e benefícios para
o produtor;
. sustentabilidade da cadeia produtiva, padronização, cooperativismo;
. análise sensorial, controle de qualidade, destilação, padronização e boas
práticas de fabricação;
. tributação em todos os níveis e incentivos às indústrias.
As palestras terão temas como:
. A cachaça sob o enfoque do marketing
. Marcadores bioquímicos para cabeça, coração e cauda
. Envelhecimento e retorta de tonéis
. Automação industrial na fabricação de cachaça
. Controle de qualidade
.Contaminante da cachaça
. Mercado externo
. Diferenciação : Cachaça de alambique e de coluna
. Estudos com impacto no desenvolvimento tecnológico da cachaça: resultados
da parceria UFOP-IFNMG
(Salinas)
. Microbiologia da fermentação da cachaça
. Produção, qualidade química e sensorial de cachaça

Paralelamente ao congresso, será realizada a MinasCachaça 2011 – I Feira Nacional de Produtores, Equipamentos, Produtos, Tecnologia e Serviços para a Indústria da Cachaça -, que promoverá a interface entre produtores de cachaça, fabricantes de equipamentos e insumos diversos, disponibilizadores de tecnologia e a cadeia distributiva do atacado e do varejo.

Ambos os eventos são promovidos pela Associação Mineira de Produtores de Cachaça de Qualidade - AMPAQ, atendendo a um antigo apelo dos produtores ainda saudosos dos primeiros eventos promovidos pela entidade na Serraria Souza Pinto, um espaço nobre, charmoso e localizado na área central da capital mineira.

O congresso terá dois dias de realização (30 de junho e 0l de julho), com palestras pela manhã e à tarde, feitas por pesquisadores, professores, especialistas e empresários em marketing, engenharia e consultoria.

Já a feira se realizará de 30 de junho a 02 de julho. De 14 às 18 horas, será dedicada apenas a empresários para um contato direto com os produtores, visando a geração de negócios, intercâmbio, parcerias e o conhecimento do que há de mais novo no mercado. Neste horário, só entram pessoas convidadas pelo universo de expositores.

De 18 às 22 horas, a MinasCachaça 2011 será aberta ao público mediante a aquisição de ingressos (valor: R$ 15,00) na bilheteria da Serraria Souza Pinto. Para animar a festa, a partir das 19 horas, haverá música ao vivo, sendo, no dia 30-junho, quinta-feira, o Trio Gandaieira, de forró; no dia 0l-julho, sexta-feira, a banda de samba “Três no Junta”, e, no dia 02, sábado, o conjunto de gafieira “Três por Quatro”.

Promovida pela Associação Mineira de Produtores de Cachaça de Qualidade - AMPAQ, a MinasCachaça é organizada pela Central de Eventos e Promoções e tem os seguintes apoios : Associação dos Distribuidores de Bebidas do Estado de São Paulo (Adibe), Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique (Fenaca), Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Mercado Central de Belo Horizonte, Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindhorb) e Sistema Ocemg-Sescoop/MG. O patrocínio é da revista Istoé.

Nenhum comentário: