quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cachaçatur

Cachaça para impulsionar o turismo


O Cachaçatur - roteiro da cachaça de Minas - será oficialmente lançado em Belo Horizonte. A idéia é de fortalecer ainda mais a vocação gastronômica e cultural da capital mineira.

Minas Gerais é líder na produção de cachaça de alambique. A tradição no consumo e na produção da bebida faz da capital do estado o principal polo aglutinador dos produtores e distribuidores para os mercados nacional e internacional.

São constatações como essas que motivaram a empresa de turismo de Belo Horizonte, a Belotur, com apoio de instituições ligadas à produção da bebida e ao turismo, a planejar o Projeto Cachaçatur – Roteiro da Cachaça de Minas.

O Projeto Cachaçatur consiste na seleção de bares e estabelecimentos especializados na comercialização da bebida para oferecer aos clientes, especialmente aos turistas, um serviço diferenciado na degustação da cachaça artesanal mineira.

A implementação do Cachaçatur está prevista para o próximo dia 19 de agosto. Após a consolidação do roteiro na capital, a idéia é estender a programação para as cidades do entorno da capital, situadas a um raio de 100 km. Em fase mais avançada, prevê-se a criação do Museu da Cachaça de Belo Horizonte.

A criação de roteiros consiste na integração e organização de atrativos dispersos entre si, conferindo-lhes realidade turística, o que pode contribuir para o aumento do número de turistas que visitam a região, bem como seu prazo de permanência nos destinos, prevê a Belotur.

Contribuição econômica

Além, de sua importância histórica e cultural, a cachaça de alambique desempenha papel significativo na economia brasileira. São cerca de 400 milhões de litros produzidos ao ano por mais de 30 mil produtores em todas as regiões do país, com a geração 300 mil empregos diretos, conforme atestam dados divulgados pelo setor.

Em Minas Gerais, são produzidos cerca de 250 milhões de litros por ano, por aproximadamente nove mil produtores que geram 90 mil empregos diretos. O estado é o único no Brasil a possuir uma legislação própria para a cachaça, a Lei da Cachaça de Minas, que estabelece o padrão de identidade e as características da bebida.

Além de ser consumida pura, com a cachaça também se obtém a caipirinha (um coquetel feito a partir da combinação cachaça, limão e açúcar), que se tornou a bebida preferida dos estrangeiros que visitam o Brasil e o drinque mais consumido na Europa, segundos os experts na comercialização da cachaça..

Curiosidades

A cachaça de alambique é um produto genuinamente brasileiro. Os primeiros registros de produção datam de 1.535.

O mais antigo alambique em funcionamento no Brasil fica em Minas Gerais. É dele a produção da cachaça Século XVIII. O alambique pertenceu à família de Tiradentes e continua funcionando na cidade de Coronel Xavier Chaves.

A Lei que estabelece normas especiais para a cachaça em Minas Gerais também determina o 21 de maio como o “Dia da Cachaça de Minas”.
(Fonte:BH online)

Curso Básico de Cachaça

O Curso de Cachaça Artesanal de Alambique do Clube Mineiro da Cachaça consiste em um mergulho no fantástico universo da principal bebida genuinamente brasileira. Propõe o conhecimento do produto enquanto esclarece sobre consumo responsável. Conheça a origem da cachaça, sua importância econômica, social e cultural, o mundo dos destilados, entre outros assuntos, e saiba como escolher e apreciar uma boa cachaça.

Atendendo ao anseio dos apreciadores de cachaça de alambique, o conteúdo do curso refletirá todas as etapas do processo produtivo do produto com adição de conhecimentos principalmente de ordem microbiológica, que visam possibilitar o melhor entendimento dos detalhes da produção. Serão 12 horas-aula de treinamento em que a teoria repassada será depois comprovada numa ação prática final, onde os alunos terão a oportunidade de degustar cachaças de qualidade puras, em forma de coquetéis e de um prato à base de cachaça.

Serão oferecidos aos participantes apostilas e todo o material necessários às aulas teóricas e prática, culminado com a diplomação dos mesmos desde que obedecido o critério de assiduidade mínima de 90% da carga horária.

As aulas serão ministradas por:

Paulo Eustáquio Ferreira - Farmaceutico, Bioquímico com especialização em Ciência de Alimentos. Exerceu por vários anos a função de pesquisador da Fundação Centro Tecnoloógico de Minas Gerais (CETEC), tendo exercido também as atividades de Coordenação do Setor de Tecnologia de Alimentos da instituição. Trabalha com a cachaça de alambique e Minas desde 1981, quando o CETEC executou o projeto MG2 de Assistência Tecnológica a Micro e Pequenos Produtores de Alimentos e Bebidas. Participou de todo o processo conduzido pela AMPAQ no Estado de Caracterização da Cachaça Mineira e subsidiou tecnicamente o movimento, possibilitando a implantação da Comissão de Auto Fiscalização (CAF) da entidade. É membro da Câmara Técnica da Cachaça de Minas, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e cnsultor técnico da Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique - FENACA.

Murilo Albernaz, jornalista, responsável pelo lançamento do primeiro jornal da AMPAQ em 1988, fundador e atual presidente da Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique, fundador e presidente do Clube Mineiro da Cachaça, membro da Câmara Técnica da Cachaça de Minas, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, executor do I Programa Setorial Integrado de Promoção de Exportações de Cachaça da Agência de Promoção das Exportações (APEX Brasil) de 2002 a 2006.





1 - Matéria Prima (cana de açúcar)

- Variedades

- Brix (conteúdo de sacarose)

- Corte (manual, sem queima)

- Transporte

- Armazenagem



2 - Moagem e obtenção do caldo

- Moagem propriamente dita

- Filtragem

- Recolhimento do caldo

- Diluição (água potável - microbiologia)



3 - Fermentação do caldo

3.1 - Preparo do fermento caipira

3.2 - Fermentação do mosto

- noções básicas de microbiologia

· Tempo médio de reprodução

· Temperatura

· Oxigênio

· Umidade

· Alimento

· PH

- Leveduras (fungo unicelular)

· Crescimento no mosto

· Produção de etanol

· Produção de outros compostos

- Fim da fermentação

· Curva de crescimento microbiano



4 - Destilação do mosto fermentado

- Aquecimento da bacia

- Destilação

- Corte das porções (início / término)

- Obtenção do destilado

- Armazenagem



5 - Produto final

- Descansado

- Amadurecido (envelhecido)



6 - Análise degustativa do produto

- Teste de apreciação




TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO



12 horas/aula

4 dias - 3 horas/dia

Curso teórico prático a ser ministrado para turmas de no máximo 15 alunos cada.


CUSTO



Valor da inscrição: R$ 220,00 (duzentos e vinte reais).


DATA:

SOB CONSULTA

LOCAL: Rua Mármore, 373 - Belo Horizonte - MG

APOIO:


Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique - FENACA

Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade - AMPAQ


Contato: Marcylene

(31) - 3468-3084