O Instituto Federal de Educação (Ifet) acaba de formar a segunda turma do inédito curso superior de Tecnólogo de Produção de Cachaça, em seu campus na cidade de Salinas, no Norte de Minas.
foi criado para divulgar um genuíno produto da engenhosidade e arte brasileiros: a Cachaça de Alambique. Os pequenos produtores de cachaça de alambique são pouco beneficiados nas relações de comércio atualmente preponderantes. Diante deste quadro, é necessário estabelecer canais próprios de promoção e distribuição da cachaça de alambique de Minas Gerais, como forma de consolidar um mercado diferenciado e específico para este produto. Isto não significa se restringir a nichos ou a canais específicos, mas buscar instituir negociações diferenciadas das atuais relações comerciais, incentivando o associativismo e a escala obtida de maneira coletiva.
O CMC busca ampliar o acesso dos pequenos produtores de cachaça de alambique de Minas Gerais aos mercados consumidores, de forma ética, ressaltando-se a qualidade dos produtos oferecidos e o consumo moderado, com base na responsabilidade social. Nesta perspectiva é possível estabelecer relações diferenciadas com os produtores, os diversos setores do varejo em particular, e com os consumidores de modo geral.
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