segunda-feira, 20 de julho de 2009

Minas tem cachaças certificadas

Subiu para 64 o número de cachaçarias mineiras que obtiveram o selo da Certificação da Cachaça Artesanal de Alambique oferecido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Outros dez empreendimentos estão em processo de certificação. Minas possui hoje 104 marcas de cachaças certificadas. Até o fim do ano passado, apenas dez produtores tinham o selo e 54 estavam em processo de certificação. A expectativa do IMA é de que, até o fim deste ano, 100 cachaçarias obtenham o selo.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, avaliou que a evolução do processo de certificação demonstra a preocupação do produtor na valorização da sua bebida. "Hoje o produtor entende que a certificação agrega valor e abre as portas para o mercado internacional. É um investimento", explicou.

Para o presidente da Cooperativa Central dos Produtores de Cachaça de Alambique de Minas, Trajano Raul de Lima, a certificação é um comprovante de que a cachaça é realmente artesanal. "O selo atesta que o produto foi realmente produzido de maneira artesanal", ressaltou.

Qualidade

O proprietário da cachaça Terra Forte, Ronaldo Vasconcelos, é um dos produtores mineiros que possuem o selo.
Ele procurou o programa de certificação por perceber a seriedade com que o IMA tem desenvolvido a atividade. "Percebi que a fiscalização e as auditorias são realmente sérias e isso influencia na qualidade do produto. Após obter a certificação, meu produto teve mais aceitação no mercado e o aumento das vendas chegou a 30%", observou.

Vasconcelos seguiu o exemplo do produtor Geraldo Maia da Silva, de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, que produz a Ferrador, primeira cachaça artesanal de origem orgânica a obter o selo, em 2005. Além de agregar valor ao produto, o programa abriu portas para intensificar a comercialização, inclusive no mercado internacional.

Uma antiga variedade de cana-de-açúcar, adubos orgânicos, aliados à estrutura sólida de uma empresa familiar e o cuidado da produção em pequena escala são alguns dos ingredientes que garantiram o sucesso do produto. A garrafa custa R$ 70, quase três vezes superior ao valor comercializado antes da certificação, e já conta com uma clientela fiel espalhada pelo Brasil e por outros países, como Argentina, China, México, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos.

O programa de certificação do IMA engloba somente produtores de cachaça produzida artesanalmente, com fermento natural e destilada em alambique de cobre.

Minas Gerais é o principal produtor nacional de cachaça artesanal, com quase 50% do total. São 8.466 alambiques e uma produção de cachaça que alcança 230 milhões de litros por ano. A atividade movimenta R$1,3 bilhão só com o mercado interno, gerando cerca de 240 mil empregos.(Fonte: Diário do Cmércio)

Nenhum comentário: