quinta-feira, 9 de setembro de 2010

BH oficializa o Cachaçatur

Roteiro Gastronômico da Cachaça de Minas em Belo Horizonte será lançado oficialmente no próximo dia 13 de setembro

A cachaça é uma bebida brasileira por excelência. Um produto da inventividade e criatividade do povo brasileiro e que, ao longo dos quatro últimos séculos, marcou de forma indelével sua presença na língua, na música, na literatura, na culinária, na medicina, na religião, nas festas populares e no folclore. É parte indissociável do que se convencionou chamar brasilidade e, na política, esteve sempre identificada com os movimentos de emancipação e afirmação da nacionalidade: foi a bebida dos Inconfidentes, dos que lutaram pela Independência, dos Modernistas e, praticamente, de todas as manifestações patrióticas.
Cantada em prosa e verso por escritores, músicos e poetas, a cachaça fincou raízes no imaginário popular. É quase impossível falar do Brasil, seja o do sertão ou da cidade, seja o da colônia ou da modernidade, seja o do interior ou do litoral, seja o das periferias ou dos luxuosos condomínios fechados, sem se referir à secular bebida brasileira no decorrer da construção do país.
Com sua versatilidade, a cachaça é companheira de muitos lugares, de boas conversas e comidas, fonte de inspiração, remédio para muitos males. Restaura forças, ameniza tristezas, enfim, é a bebida que reflete a alma do povo brasileiro. Está presente desde o período colonial e é elemento constitutivo de nossa nacionalidade.
A relação de Minas Gerais com a cachaça vem desde o século dezoito. É sobre essa base histórica, econômica e social que repousa a liderança mineira na cachaça de alambique. Produto voltado para o mercado interno, baseado em pequenas unidades produtivas, em sua maioria de características familiares, dinâmica e resistente.
A relação entre a cachaça de alambique e o turismo é “umbilical”, e torna-se, a cada dia, mais evidente. “Cachaça é cultura engarrafada” e, como parte indissociável da vida brasileira, é mola mestra de ações capazes de identificar um Município ou Região, atrair visitantes, estimular setores afins e se fortalece ligada à indústria que mais cresce no mundo, a indústria do turismo.

O Cachaçatur tem por objetivo a criação e disponibilização de um roteiro gastronômico permanente para Belo Horizonte aliado à cachaça de alambique de Minas. Consiste na identificação, seleção e capacitação de bares e/ou restaurantes e lojas de Belo Horizonte que, além da culinária típica mineira e da culinária internacional, são capazes de oferecer aos clientes – em particular aos turistas – um serviço diferenciado na degustação da cachaça mineira de alambique de qualidade. Consiste também na identificação e seleção de produtores de cachaça de alambique de Minas Gerais com produtos disponíveis de forma permanente e ágil. E, ainda, na mobilização da rede hoteleira no sentido de apresentar a seus clientes um produto diferenciado, de qualidade na Capital Mineira.
O Cachaçatur é uma realização da Empresa Municipal de Turismo de Belo HorizonteS/A – BELOTUR, com o apoio das entidades do setor (Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade – AMPAQ; Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique – FENACA; Cooperativa Central dos Produtores de Cachaça de Alambique de Minas Gerais – COOCEN/MG; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais – ABRASEL/MG; Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana – SINDHORB; Serviço Nacional do Comércio de Minas Gerais – SENAC/MG; Clube Mineiro da Cachaça – CMC; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais – ABIH/MG; Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais – SINDBEBIDAS).