quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Vem aí o “Devotos da Cachaça”
“Atenda que o brasileiro é um devoto da cachaça, não um cachaceiro” A frase, encontrada no livro Prelúdio da Cachaça, do folclorista Luís da Câmara Cascudo, serve de mote para o documentário em média-metragem (45 min.) Devotos da Cachaça, uma celebração da bebida nacional brasileira.
O filme foca a profunda relação da cachaça com a alma brasileira, exemplificada pela penetração da bebida nacional na música, na literatura, nas artes plásticas e na religiosidade popular, do que é prova o Baile da Aguardente, auto recolhido do século XIX e remontado no documentário, com música original.
Organizado em torno de três grandes eixos – a história, a produção e a 'devoção' à bebida – Devotos da Cachaça, ao mesmo tempo em que festeja o líquido precioso, flagra o momento de valorização pelo qual ela vem passando nos anos mais recentes.
Passando por locais como Paraty e Miguel Pereira (RJ), Carangola e Salinas (MG), o documentário traça a rota do líquido que começou a ser produzido no século XVI e perfila produtores icônicos, como Osvaldo Santiago (Anísio Santiago/ Havana) e Antonio Rodrigues (Seleta), levando o espectador a um mergulho no universo vasto que envolve a produção da cachaça artesanal brasileira.
Devotos da Cachaça foi produzido por Lenir Costa, proprietária da cachaçaria Nó de Corda, na Barra da Tijuca, RJ, e tem roteiro e direção de Dirley Fernandes.
No próximo dia 30 de outubro o Clube Mineiro da Cachaça apresenta o filme-documentário “Devotos da Cachaça”, às 19 horas, em seu botequim, com a presença do diretor Dirley Fernandes.
Clube Mineiro da Cachaça
Rua Mármore, 373. Santa Tereza. BH. MG.
Info. e reservas:
(31) 2515-7149 – (31) 3468-3084 - (31) 9102-9405
Aprecie a vida radicalmente, mas beba com moderação!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário