quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cachaça Poesia ganha premiação em Bruxelas

Bebida artesanal de Munhoz-MG foi a única cachaça a receber a medalha gran ouro na categoria destilados

A Cachaça Poesia, produzida em Munhoz-MG, foi destaque mais uma vez no Concurso Mundial de Bruxelas - Edição Brasil (CMB 2009), uma das mais importantes premiações do mundo em vinhos finos e destilados. Depois de ganhar a prata em 2008, a marca agora recebeu a medalha gran ouro - a premiação mais alta - na categoria destilados.
Para Anselmo Bueno, criador da Cachaça Poesia, a premiação concedida pelo júri do CMB - formado por 6 profissionais internacionais atuantes na Inglaterra, Bélgica, Itália, Alemanha, Japão, Portugal e EUA, além de 15 jornalistas brasileiros especializados - é um importante reconhecimento pelo trabalho realizado desde 2007, quando a cachaça começou a ser comercializada. "É uma honra muito grande saber que, dentre tantas outras, a nossa cachaça foi considerada a melhor do Brasil", comemora o empresário.
Criado em 1994, o Concours Mondial de Bruxelles (na versão original) ganhou sua edição brasileira em 2004. O prêmio nacional é organizado pela revista Vinho Magazine e a Vinopres, empresa que criou a premiação original, na Bélgica.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Turismo e cachaça em Belo Horizonte

A Belotur - Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte - apresenta no próximo dia 13 de setembro, o projeto Cachaçatour - Roteiro da Cachaça Artesanal de Minas Gerais em Belo Horizonte, idealizado e executado pelo Clube Mineiro da Cachaça. O projeto consiste na estruturação de um roteiro turístico que ressalte o processo de produção da cachaça de alambique, bem como a possibilidade de degustação da bebida na Capital mineira, já reconhecida oficialmente como a "Capital dos Bares". O projeto Cachaçatour conta com o apoio das entidades representativas do setor produtivo em Minas Gerais, da Abrasel, do Sindicato de Hotéis e Similares, do Senac, do Sebrae, além de outras entidades.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cachaça terá audiência pública

No próximo 22 de setembro, terça-feira, às 14:30 horas, no Plenário 6 do Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasilia, será realizada reunião de audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 1.187/07, de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC). O projeto dispõe sobre a produção, o comércio, o registro, a padronização, a classificação, o controle, a certificação, a inspeção e fiscalização da cachaça e da aguardente de cana-de-açúcar. Os pequenos produtoress de cachaça de alambique (também chamada artesanal) reivindicam a diferenciação na lei da cachaça de coluna (também chamada industria). Reivindicam, ainda, entre outras coisas, a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre o teor alcoólico da bebida, como se faz com os demais destilados na maioria dos países desenvolvidos do mundo.