terça-feira, 10 de novembro de 2009

Programa de qualificação do melado

No município de Santo Antonio da Patrulha-RS, agricultores familiares, produtores de melado e açúcar mascavo e empresas produtoras de rapadura, se mobilizaram e desenvolveram um processo produtivo da cana-de-açúcar. O objetivo é levar mais qualidade ao produto, seguindo normas que respeitem a legislação ambiental, trabalhista e sanitária.

O programa teve início em julho de 2006, a partir da iniciativa de um conjunto de entidades locais e regionais preocupadas e comprometidas com o desenvolvimento sustentável do Arranjo Produtivo Local da Cana-de-açúcar e seus Derivados, no município de Santo Antônio da Patrulha.

Dois anos depois, nasceu uma linha de produtos com qualidade diferenciada, visando um mercado cada vez mais exigente. Hoje, o programa conta com um selo que destaca os clientes destes produtores rurais, formalizando uma integração entre agricultura familiar e indústria alimentícia aumentando assim, a competitividade destes dois elos desta cadeia produtiva.

Dentro do programa que envolve a cadeia produtiva, inauguram amanhã no município, três engenhos modelos. Estas são as primeiras famílias a fazerem todas as alterações necessárias para se adequar à legislação e oferecer um produto de mais qualidade ao consumidor. Muitas outras propriedades estão no mesmo caminho.

- A gente está fazendo um trabalho de educação com estes pequenos produtores para que eles possam abandonar o sistema antigo e adotar um novo modelo de produção e, com isso, conquistar novos mercados - explica Thiago Camargo, gestor do Sebrae/RS.
(Fonte: Zero Hora)

Nenhum comentário: