sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Cachaça em São João del Rei

A histórica cidade de São João del Rei, que já teve nos idos do império uma “Rua da Cachaça”, realiza nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro a 2ª edição de sua Festa da Cachaça. O público poderá eleger a Rainha da Cachaça 2008, participar de palestras e apreciar as mais variadas marcas de cachaça, que estarão expostas em um espaço exclusivo, a “Praça da Cachaça”. Neste local, além dos stands dos expositores de cachaça e de outras delícias mineiras, palco para apresentação musical de grupos regionais. Mais informações no site: www.festadacachacamg.com.br

7th Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages (BMCFB)

De 3 a 7 de dezembro de 2008, como acontece a cada dois anos, São Paulo irá sediar 7º Encontro Brasileiro sobre Química de Alimentos e Bebidas (BMCFB). Desta vez, o encontro será realizado na Escola de Engenharia de Lorena/USP.
O BMCFB, é um evento de nível internacional que tem como objetivo promover o desenvolvimento da Química de Alimentos e Bebidas e sua interação interdisciplinar com as áreas de Biotecnologia e de Processos. Foi criado por um grupo de pesquisadores vinculados ao IQSC/USP, FCF/UNESP e FAENQUIL (atualmente EEL/USP) e, neste ano de 2008, comemora 10 anos de sua criação.
Entre os temas a serem tratados no evento estão: bebidas fermentadas e destiladas; alimentos funcionais; controle de qualidade e análise sensorial. Entre os mini-cursos, o processo produtivo da cachaça, a cargo dos Profs. João Bosco Faria - UNESP - Botucatu e Walter Carvalho - EEL/USP – Lorena.
A organização do BMCFB está a cargo de um comitê composto por:
Presidente: Prof. Dr. João Batista de Almeida e Silva (EEL-USP)
Vice-Presidente: Prof. Dr. Douglas Wagner Franco (IQSC-USP)
Prof. Dr. João Bosco Faria (FCFAR-UNESP)
Prof. Dr. Mauricio Boscolo (IBILCE_UNESP)
Profª. Drª. Rosane Freitas Schwan (UFLA)
Profª. Drª. Alicia de Francisco (UFSC)
Profª. Drª. Helena Maria André Bolini (FEA-UNICAMP).
Mais informações podem ser obtidas no site www.eel.usp.br/BMCFB

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A beleza e o álcool

Matéria recente publicada pela BBC mostra estudos de pesquisadores ingleses sobre o efeito do álcool na percepção da beleza.

Álcool deixa as pessoas mais bonitas

Depois de uns copos de cerveja, as pessoas realmente começam a achar os outros mais bonitos, segundo um estudo feito por cientistas da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, e publicado na revista New Scientist.

A equipe liderada por Marcus Munafò, do Departamento de Psicologia Experimental, conduziu uma experiência com 84 alunos heterossexuais, pedindo que eles consumissem uma bebida não-alcoólica com sabor de limão ou uma bebida alcoólica com um sabor semelhante.

A quantidade de álcool variava de acordo com o indivíduo, mas foi calculada para ter o efeito que um copo de 250 ml de vinho teria em uma pessoa de 70 kg - ou seja, o suficiente para deixar parte dos alunos levemente embriagados.

Quinze minutos depois, os pesquisadores mostraram fotografias aos participantes de pessoas da sua idade, de ambos os sexos.

Tanto os homens como as mulheres que haviam consumido álcool avaliaram as pessoas retratadas como mais atraentes do que os participantes do grupo de controle (que tinham tomado a bebida sem álcool).

A New Scientist destaca como surpreendente o fato de que os resultados não se aplicaram apenas ao sexo oposto, ou seja, homens que haviam tomado álcool também consideraram os homens nas fotografias mais atraentes, assim como as voluntárias, em relação às mulheres fotografadas.

Esse último dado vai além dos resultados de um estudo anterior feito pela Universidade de Glasgow, na Escócia, no qual o efeito do álcool na percepção da beleza só havia sido verificado entre homens olhando para fotografias de mulheres e vice-versa.

Segundo a revista, Munafò pretende estudar como o efeito varia de acordo com a quantidade de álcool ingerida, embora, por questões éticas, não possa estudar o efeito de doses que fazem com que as pessoas não consigam mais focar nos rostos.

Um outro estudo citado pela revista, realizado na Universidade de Yale, indica que as pessoas também tendem a assumir comportamentos sexuais mais arriscados depois de beber, o que poderia ser explicado pelo fato de o álcool baixar as inibições das pessoas "por meio de um efeito direto no cérebro ou ao oferecer uma desculpa conveniente para esse tipo de comportamento".