quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Concurso Cachaça de Minas - As Premiadas

“Mais uma vez Minas Gerais demonstrou ousadia e capacidade de liderança ao realizar este I Concurso Cachaça de Minas – Medalha Mérito da Qualidade”. Com estas palavras o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana, abriu a solenidade de premiação das cachaças participantes. A “ousadia” a que se refere o Secretário, decorre, principalmente, da ação inusitada de realização de um concurso sustentado estritamente em bases técnico-científicas.
A união do setor, representado pela Federação Nacional da Cachaça de Alambique (FENACA), da Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade (AMPAQ), do Sindicato de Bebidas de Minas Gerais (SINDBEBIDAS) e da Cooperativa Central dos Produtores de Cachaça de Minas Gerais (COOCEN/MG), apoiado por instituições técnicas e científicas reconhecidas nacionalmente ( Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC, Fundação Ezequiel Dias – FUNED, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal de São João del Rei), possibilitou a aproximação do conhecimento acadêmico com o a produção, o que resultou no absoluto sucesso do evento.
O Concurso em si teve como foco principal a motivação de todo o setor produtivo para a busca continuada de conhecimentos que levam à melhoria da qualidade e elevação do patamar tecnológico de nossa cachaça de alambique. Desta forma, todos os participantes foram vencedores.

As Premiadas

CACHAÇA BRANCA/NOVA

1º DIVA - DIVINOPOLIS
2º LUCAS BATISTA - ITABIRITO
3º MONTE ALVÃO - ITATIAIUÇU
4º JACUBA – CORONEL XAVIER CHAVES
5º MANDACARU – JOÃO PINHEIRO

CACHAÇA ENVELHECIDA/ARMAZENADA

1º PIRAPORA - PIRAPORA
2º BRANQUINHA DE MINAS – CLARO DOS POÇÕES
3º ENGENHO DOCE – PASSA QUATRO
4º PRAZER DE MINAS - ESMERALDAS
5º BUENO BRANDÂO – BUENO BRANDÃO

CACHAÇA PREMIUM

1º AUREA CUSTODIO – RIBEIRÃO DAS NEVES
2º TOPAZIO – ENTRE RIOS DE MINAS
3º PRAZER DE MINAS - ESMERALDAS
4º RAINHA DAS GERAIS - CURVELO