segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Protesto contra a "Cura Veado"

Comunidade gay do PR protesta contra cachaça "Cura Veado"

A militância gay do Paraná anda louca da vida. Uma empresa colocou à venda uma cachaça com o rótulo "Cura Veado", em que se vê um homem desmunhecado, de batom, unhas vermelhas, sobrancelhas arqueadas, cílios postiços e com os cabelos tingidos de rosa.

Líderes do movimento gay dizem ver preconceito e discriminação, ao passar a idéia de que a homossexualidade é doença e pode ser curada, e afirmam terem virado motivo de piadas de mau gosto.

Por R$ 9,90, a "Cura Veado" pode ser comprada em duas lojas da Magic Center em Curitiba e on-line no site da empresa. A ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) enviou um ofício à empresa pedindo que ela "se dignifique a retirar o referido rótulo do produto, considerando-se que ele contribui para o preconceito e a discriminação, pois transmite uma idéia errônea da realidade homossexual, além de fazer deste cidadão objeto de riso".

Dono da empresa Magic Center, Luimar Szczepanski diz que a cachaça é vendida há 40 anos "como brincadeira" e que "não se pode ir contra a força da cultura popular".

"O que posso dizer se sentiram ofendidos? Não foi nem nunca será a intenção fazer chacota e discutir homossexualidade." Ele diz que a "Cura Veado" vende ao menos duas dúzias/mês. E quem compra essa cachaça? Segundo a Magic Center, o produto é vendido aos que querem pregar uma peça em amigos. Entre outros rótulos, a loja vende a "Amansa Corno" e a "Nabunda".

Ao menos por enquanto, a associação diz que não pretende processar a loja pela "Cura Veado", mas "dialogar para promover uma ação educativa", que chamam de "advocacy".

(Fonte: Folha de S.Paulo)